terça-feira, 16 de março de 2010

Olimpíadas


EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: LARANJEIRA

Encontramos na mitologia e nas crenças do povo grego a origem da palavra olimpíada.
Olimpo era o nome da montanha em que habitavam os deuses gregos.
Olímpia - foi a cidade criada para jogos, competições como forma de louvar os deuses.
Surgiu desta forma a palavra olimpíada – referente aos jogos olímpicos.
Bandeira Olímpica

A Bandeira Olímpica foi criada pelo Barão Pierre de Coubertin em 1914. Ele disse:

A Bandeira Olímpica possui um fundo branco, com cinco anéis entrelaçados no centro: azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Este desenho é simbólico; representa os cinco continentes habitados do mundo, unidos pelo Olimpismo, enquando as seis cores são aquelas que aparecem em todas as bandeiras nacionais até o presente momento.
Os Anéis Olímpicos

Com a idéia de criar um símbolo que resumisse o espírito olímpico de união e interação entre os povos, o organizador das Olimpíadas Modernas, Barão de Coubertin idealizou a figura dos anéis olímpicos.
Significado dos Anéis Olímpicos
Os cinco círculos representam os continentes:
• azul, Europa
• amarelo, Ásia
• preto, África
• verde, Oceania
• vermelho, America
O entrelaçamento dos anéis representa a união amistosa e pacífica das nações.
Com as cinco cores podem ser compostas todas as bandeiras do mundo. Ao criar o símbolo dos jogos, as cidades devem usar os anéis misturados a outros elementos.

A TOCHA OLÌMPICA:

A Tocha Olímpica, ou Fogo Olímpico, é um importante símbolo das Olimpíadas. Comemorando o roubo do fogo do deus grego Zeus por Prometeus, sua origem reside na Grécia Antiga, onde o fogo era mantido por toda a celebração nos Jogos Olímpicos da Antiguidade.
A Tocha Olímpica, com seu significado ancestral, foi reintroduzida nos Jogos Olímpicos de 1928, e faz parte das Olimpíadas Modernas desde então.
O percurso da Tocha Olímpica foi introduzido nos Jogos Olímpicos de Berlim 1936. O revezamento da Tocha Olímpica termina um dia antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.
A última pessoa a levar a tocha é tradicionalmente mantida em segredo até o último momento e geralmente é uma celebridade esportiva do país anfitrião. Ela corre até a pira, geralmente colocada no topo de uma grande escadaria, e então a acende com o Fogo Olímpico. Depois disso, o Fogo Olímpico queima na pira até ser apagado na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário