sábado, 20 de fevereiro de 2010

Qual é o Seu Limite?


Assim como a maioria dos esportes, a corrida é uma atividade física em que os atletas têm seus altos e baixos, auges e declínios. Todo corredor, mesmo que seja de elite, tem o seu limite de desempenho, e chega um momento em que o corpo não suporta mais manter uma performance elevada.

Para os corredores amadores isso não é diferente. Porém, quando um atleta não-profissional chega ao seu limite, para que continue melhorando seu desempenho, necessitará de melhores recursos e mais tempo dedicado aos treinamentos, tendo que abdicar assim de outras funções do seu dia-a-dia.

A falta de orientação e a forma de treinamento também podem afetar o seu limite. Desempenhar exercícios musculares, nas academias, por exemplo, é de extrema importância para que o corpo consiga aguentar melhor a “pressão” de evoluir nas passadas.

Muito mais do que correr...
Pra quem pensa que correr é apenas função dos músculos, pode reciclar essa ideia. O limite na corrida é a junção de duas partes essenciais: a parte física e a mental. Sobrecarregar essas duas funções é chegar a um patamar de não conseguir ter melhor desempenho, e, assim, não conseguir melhorar o tempo ou aumentar a distância.

“A falta de orientação acaba influenciando no atleta. Tem que saber deixar tanto a parte física, quanto a mental em um bom nível. Mas quando algum destes fatores se esgotarem, o limite irá chegar”, explicou Ricardo Arap, diretor técnico da Race Consultoria Esportiva.

A paciência é outro fator que contribui de forma ativa no desempenho máximo. Quanto maior for a calma em procurar melhores resultados, mais distante estará seu limite. Quem corre por contra própria, algumas vezes, acaba deixando para segundo plano o descanso e o momento certo de parar, para que atinja mais rapidamente suas metas. Por isso, é importante estar sempre atento com as mensagens que seu corpo manda e procurar um especialista para ter uma orientação correta.

Idade
A idade não é mais um dos fatores para ter menor desempenho como há alguns anos. O atleta que já pratica o esporte a mais tempo tem a seu favor a experiência e a paciência, o que, consequentemente, pode significar que ter mais idade é sinônimo de melhor corredor.

“Os corredores jovens, que têm pouca idade, acabam chegando no seu limite físico e mental muito rápido, já que não têm paciência suficiente para deixar o corpo em um melhor estado para a corrida. Os corredores com mais idade já conseguem manter um melhor equilíbrio. Por isso é bem comum ver em provas com maior distância, como Maratonas e Meias-maratonas, mais corredores ´velhos´ do que jovens”, afirma Cléber Kenji Koide, treinador da Equipe Corpo Ativo.

Mas um fato não há como negar: o corpo de um atleta mais jovem está um pouco mais propício para atividades físicas do que um de mais idade. Um corredor, fisicamente, está em sua melhor forma dos 20 a 30 anos. Entretanto, a sabedoria pode ser um bom aliado na hora de dar suas passadas.

Sintomas como desanimação, lesões e regressão pode ser um bom indicio que o seu limite já esteja alcançado

Testes
Existem alguns testes usados por profissionais que têm como intuito saber o limite de cada corredor. Exames como cardiograma, teste de esforço e anagrama podem ser uma boa recomendação para saber qual será a sua perspectiva na corrida.

“Entre períodos de seis, nove, ou doze meses sempre pedimos uma avaliação para os atletas, para saber como que anda a parte física, principalmente a cardíaca, com a intenção de saber como anda o limite do corredor, se a capacidade máxima aumentou ou diminuiu”, conclui Arap.

10 Perguntas Sobre Atividades Físicas


1. Existe um exercício só para tirar os pneuzinhos da cintura?

Os pneus aparecem quando a gordura se acumula no corpo. Para eliminá-los, você pode andar de bicicleta, correr, nadar, caminhar ou praticar qualquer outro exercício aeróbio, aquele de intensidade leve, mas de longa duração. Eles aceleram o funcionamento do corpo inteiro, que, para obter energia, consome a gordura que está sobrando.

Muitas pessoas fazem abdominais achando que, com isso, podem afinar a cintura. Engano. Esse tipo de exercício fortalece os músculos que estão debaixo da camada de gordura, mas não a eliminam — a barriga continua do mesmo tamanho, só que mais dura.


2. Sentir cãibras significa falta de cálcio?

Há muita controvérsia a esse respeito — já que não se consegue provocar cãibras no laboratório. Elas são contrações involuntárias e dolorosas dos músculos e aparecem geralmente pela falta de alguma substância: água, sódio, potássio, oxigênio, glicose ou até mesmo cálcio. “Tensão e contusões também causam o problema”, garante o paulista Victor Matsudo, coordenador do programa Agita São Paulo. Até o frio pode provocar cãibras, pois restringe a circulação.

O cálcio, além de ser um importante componente dos ossos, participa da membrana muscular. Se ele está em baixa, de fato aparecem as cãibras. Para evitá-las, portanto, uma boa alimentação é essencial. O cálcio está presente no leite e nos seus derivados. O sódio é encontrado no sal e o potássio pode ser obtido na banana e na água-de-coco.


3. De que forma a atividade física ajuda a aliviar os sintomas da TPM?

“O exercício, de um modo geral, melhora o estado psíquico, o humor e o nível de tolerância à dor — tudo isso, em parte, se deve à liberação de endorfina”, revela Fernando Torres, coordenador de Medicina esportiva da Fórmula Academia, em São Paulo. “O esforço físico também gera a produção da serotonina, uma substância que provoca sonolência e ainda tira a dor”, afirma Antonio Herbert Lancha Júnior, nutricionista do esporte da Universidade de São Paulo. Mas não é só: “A contração dos músculos promove uma espécie de massagem que facilita o retorno do sangue e diminui o inchaço comum nesse período”, acrescenta Victor Matsudo.


4. Existe uma atividade mais indicada para quem é diabético?

“Quem tem diabete se beneficia muito de exercícios aeróbios moderados”, ensina Torres. A caminhada é um exemplo. Mas a pessoa deve se cuidar para não aumentar abruptamente o esforço. “Se isso acontecer, haverá uma grande queima de glicose e o diabético não vai conseguir repô-la a tempo”, explica Victor Matsudo. Por isso, como regra geral, ele deve estar com a taxa de glicose controlada antes de fazer qualquer ginástica.

Uma atividade física regular pode até diminuir a necessidade de medicamentos. Isso porque as células tornam-se mais sensíveis à insulina e conseguem, assim, absorver mais açúcar do sangue. E tem mais: “Pesquisas recentes mostram que a contração dos músculos estimula a captação da glicose mesmo sem a insulina”, revela Lancha Júnior.


5. Qual a importância de se calcular a freqüência máxima cardíaca?

“Quando se passa do limite, o coração bate tão rápido que não tem tempo de se recuperar entre uma contração e outra”, explica o paulista Osmar de Oliveira, médico do esporte. Corre-se, então, vários riscos, que vão desde confusão mental e fadiga até problemas cardíacos, como perda do ritmo das batidas. Veja abaixo a fórmula mais usada para calcular a sua freqüência máxima por minuto. A partir desta conta, você pode determinar qual a zona de batimentos ideal para realizar seus exercícios. “A Organização Mundial da Saúde recomenda que seja entre 55% e 70% desse valor”, revela Matsudo.


6. Existe algum problema em correr entre o meio-dia e 1 da tarde? É o horário em que me sinto melhor.

“Não existe problema. Cada um se sente mais disposto numa determinada hora”, afirma Paulo de Aguiar Provout, professor de Educação Física da Universidade de São Paulo. “Alguns preferem fazer exercício cedinho. Outros, depois do anoitecer.”

A preferência não depende do organismo e sim do gosto de cada um. “O natural seria que estivéssemos mais dispostos entre as 4 e as 5 horas da tarde, quando o corpo está mais preparado para a prática esportiva”, conta Luiz Oswaldo Rodrigues, médico do Centro de Excelência em Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerais.

No entanto, correr ou fazer qualquer esporte no horário de almoço requer cuidados extras. Primeiro, a alimentação: “O café da manhã deve ser reforçado e é ideal comer uma fruta 2 horas antes”, ensina Fernando Torres. Como o sol está a pino, use óculos escuros, protetor solar e boné para evitar câncer de pele e catarata.


7. Durante uma caminhada, os membros superiores ficam pesados e as mãos incham. O que ocorre?

Essas sensações estão ligadas à circulação sangüínea deficiente. Depois de ser bombeado para os tecidos, o sangue deve voltar para o coração. Nos pés, isso ocorre com facilidade (veja por que no infográfico ao lado). Porém, nos membros superiores, que ficam quase que “pendurados” no corpo, a história é diferente.

Daí a sensação de mãos inchadas e braços pesados. “Quando isso acontecer, você pode pressionar as mãos ou levantar os braços acima da cabeça”, aconselha José Luiz Signorini, professor de Educação Física da USP. “Outra dica para evitar o problema é deixar os braços dobrados, movimentando-os alternadamente de acordo com o ritmo da caminhada”, ensina Fernando Torres.


8. É certo que a atividade física aumenta o bom colesterol e previne a osteoporose?

O LDL, o colesterol ruim, é o primeiro a ser requisitado quando o corpo precisa de energia. Assim, sobra mais HDL, o colesterol bom. Para isso, o exercício deve durar pelo menos 40 minutos. No caso da osteoporose, há outros fatores. “Para preveni-la, deve-se praticar ginástica ao ar livre, de preferência antes das 10 horas”, aconselha Lancha Júnior.

O sol induz a produção de vitamina D, importante na absorção de cálcio. E nada de piscina, onde a água sustenta boa parte do corpo: “Para estimular o esqueleto, é preciso agüentar o próprio peso”, diz Matsudo (veja o que acontece no infográfico abaixo). “Mas, se a osteoporose já estiver instalada, evite muito impacto”, alerta Torres.


9. Quanto tempo devemos esperar para praticar atividades físicas depois das refeições?

Se o cardápio for leve, com saladas, suco e torradas, a digestão será fácil e rápida — ela dura 1 hora, no máximo. Mas, se a comida for gordurosa, vai ficar mais tempo no estômago. Aí, qualquer movimento que contraia a barriga será incômodo.

Além do mais, a quantidade de sangue não será suficiente para atender às necessidades dos músculos e do aparelho digestivo simultaneamente. Resultado: contratempos na absorção dos alimentos, causando a náusea. “Se você fizer uma refeição pesada deve esperar, no mínimo, 3 horas para fazer qualquer atividade”, recomenda Signorini.


10. Qual o processo que proporciona a sensação de bem-estar depois da ginástica?

“O esforço físico altera a produção de alguns hormônios que incitam a liberação de endorfina pelo sistema nervoso”, conta o paulista Osmar de Oliveira. Essa substância funciona como um estimulante natural e também diminui a sensação de dor. O mecanismo é acionado toda vez que nos exercitamos por mais de 40 minutos. Na natação e na corrida pode até se iniciar antes aos 15 minutos.

E não é só a endorfina que provoca a sensação de bem-estar. “O aumento da temperatura do corpo relaxa a musculatura”, relata o fisiologista Victor Matsudo. “Além do mais, a prática constante de uma atividade física melhora a auto-estima”, completa ele.

Peso Corporal


Preocupar-se com a saúde faz parte do pensamento de grande parte dos atletas. E um dos cuidados a serem tomados para quem quer manter a saúde é ter o controle da taxa de gordura corporal. E a melhor maneira de saber se uma pessoa está com um peso saudável é através da avaliação de percentual de gordura, já que a composição corporal do ser humano divide-se em várias partes, como massa magra (músculo), massa gorda (gordura), hidratação (peso de líquidos), peso ósseo e peso residual que compreende órgãos, pele, sangue, tecidos, entre outros.

Para saber a sua massa corporal, há diversos métodos, desde o adipômetro, que avalia a partir das dobras cutâneas, até com o aparelho de ressonância magnética. Mas a maneira mais utilizada dentro dos consultórios e academias é a Bioimpedância, que através de correntes elétricas é capaz de saber o percentual de massa magra e gorda.

A taxa de gordura deve ser bem avaliada para um atleta. Um corredor de elite deve ter menos taxa de gordura que um atleta amador, como explica Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, nutricionista. “A quantidade ideal de gordura em uma mulher fica entre 20 e 25%, não devendo ser inferior a 12%. No homem, os valores aceitáveis ficam entre 12 a 15%, não devendo ser inferior a 3%. Em um atleta de elite o nível está em torno de 6 a 8% e em um atleta normal, pode estar em torno de 10 a 12%”, explicou Tarcila.

A simples pesagem em balanças de farmácia e os cálculos de IMC (Índice de Massa Corpórea) não são suficientes para saber se a taxa da gordura está regulada. “Quem pratica atividade física regularmente, tem a tendência de formar mais massa muscular, e massa muscular pesa! Por exemplo, um homem de 1,80m, com 90 kg e 14% de gordura, é aparentemente um homem ‘sarado’, mas no IMC ele estaria acima do peso. Por isso, para quem pratica esporte não dá para seguir a balança como parâmetro”, salientou Michelle Ferreira De Simone, nutricionista especialista em nutrição esportiva da Clínica Perfeita.

Pontos positivos e negativos
A taxa de gordura deve ser sempre controlada, já que ela deve ficar em um nível de segurança. Ter gorduras em excesso não causa apenas problemas com a aparência ou baixa-estima, ela traz problemas de saúdes consideradas graves, como pressão alta, infarto, aumento das taxas sanguíneas de colesterol, diabetes, câncer, entre outros.

Mas ter pouca gordura também pode trazer más consequências. A gordura é essencial para o funcionamento correto do organismo, fazendo parte, principalmente, de funções vitais. Um baixo percentual de gordura pode trazer alterações no humor, baixa de sistema imunológico e osteoporose.

Um bom percentual de gordura além de prevenir essas doenças crônicas, ainda pode trazer um alto rendimento no esporte e nos exercícios físicos. A massa muscular conquistada irá ficar mais aparente e, consequentemente, aumentará a auto-estima do indivíduo.

A taxa de gordura pode ser diminuída ou aumentada naturalmente, aliando esportes físicos com uma alimentação saudável e equilibrada.

Série de alimentação
O principal protagonista do aumento da gordura são os alimentos com alto incide de fritura e açúcares. Esses alimentos, se não forem consumidos como forma de energia, serão transformadas em armazenamento, deixando a gordura localizada principalmente na área dos culotes.

A principal recomendação dos nutricionistas é começar a fazer algumas substituições na alimentação, trocando alimentos altamente calóricos por algo mais saudável, que não prejudique tanto a saúde.

“Algumas substituições ajudam na perda de gordura como: substituir o açúcar por adoçante; leite e iogurtes integrais pelas versões light ou desnatados; queijos amarelos por queijo branco, cottage ou ricota; pães e torradas pelas versões integrais e light; frituras por assados, cozidos e grelhados; consumir menos carnes gordurosas e mais magras, como peixe e frango; evitar doces de sobremesa e comer frutas ou doces a base de frutas; refrigerantes sempre nas versões light ou zero”, aconselha Michelle.

Os males do estresse
Que o estresse causa muitos males ao nosso dia-a-dia, isso não é novidade. Mas essas respostas físicas e mentais vêm trazendo grandes problemas para a saúde e estão bastante presentes na elevação da taxa de gordura.

“O estresse, causado por questões emocionais ou por pressão no trabalho, por exemplo, tem sido considerado um dos principais fatores predisponentes ao acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. Situações estressantes propiciam o aumento na secreção de cortisol, hormônio que estimula o apetite e aumenta a proliferação e o acúmulo das células de gordura”, explica Tarcila.

A prática de exercícios físicos, principalmente a corrida, além de regularem a taxa de gordura, também diminui o estresse do dia-a-dia, deixando os problemas em segundo plano.

Entendendo Um Pouco Mais de Treinamento


O que entender quando ouvimos a palavra treinamento?
O primeiro contato com a palavra soa familiar, mas, na realidade, é um conceito absolutamente abstrato ou extremamente simplista.
Para os leigos em esporte, principalmente àqueles que passaram um bom tempo de suas vidas como sedentários convictos, a palavra treinamento não abre uma perspectiva sobre o que é de fato o condicionamento físico e dúvidas simples começam a aparecer. Quem já não teve curiosidade de saber a resposta de perguntas como:
- como correr durante dez minutos pode melhorar a qualidade de vida de uma pessoa?
- porque necessariamente precisa-se correr?
- qual é a diferença entre correr e andar se a distancia percorrida é a mesma?
- porque em determinadas situações é melhor correr se quando andamos permaneceríamos mais tempo nos exercitando para a mesma distância alcançada?
- o que levantar pesos irá mudar nas minhas atividades diárias?
- qual deve ser o limite do exercício para este ter efeitos benéficos? Começar a transpirar, começar a sentir-se o cansado, permanecer sob esforço confortável ou chegar a exaustão completa?
Essas e muitas outras perguntas motivaram a criação desta fonte de conhecimento que nosso sítio na Internet pretenciona ser, mas, em tempo, são perguntas que qualquer pessoa gostaria que fossem respondidas assim que se pensa em iniciar uma atividade física regular. Essa incógnita sobre como realizar um condicionamento, que resultados buscar dentro do treinamento e os efeitos na vida diária que a rotina de exercícios irá criar desafia alguns recem-esportistas, desestimula outros e mantêm uma população importante realizando esforços físicos além de suas capacidades reais, tornando o exercício praticado em um mero esforço físico esporádico, sem perspectivas de melhora de desempenho e com riscos para a saúde.
É muito importante diferenciar um esforço físico esporádico de um treinamento para obter um melhor condicionamento físico, principalmente porque o primeiro predispõe o indivíduo a riscos importantes, ao contrário do treinamento visando um melhor condicionamento físico, que é capaz de modificar a qualidade e até mesmo a quantidade de vida.
Quem já praticou esportes tem uma idéia do que é um treinamento, mas normalmente esta idéia se limita ao conceito de sobrecarga. O conceito de sobrecarga nada mais é do que a suposição de que realizando uma determinada quantidade do esforço, além da capacidade física disponível, fará com que o organismo se adapte, e como resultado desta adaptação, realize o desempenho desejado.
A sobrecarga não deixa de ser um método de treinamento, mas ela sozinha não é um treinamento. O organismo não é cartesiano o suficiente para suportar cargas programadas de acordo com a volição do praticante. Diante disso, devemos estar atentos ao sinais e sintomas de que o estímulo físico está suficiente, insuficiente ou exagerado. Vale lembrar que o estímulo insuficiente não leva à carga ou volume de trabalho que se quer realizar, mas que o aumento indiscriminado deste estímulo leva a uma condição mais séria, da qual falamos na última edição: a síndrome do Overtraining.
Neste rápido bate-bapo chegamos a duas conclusões: a primeira é de que é necessário um plano de exercícios quando queremos realizar uma atividade física, mesmo quando esta é humilde no quesito resultados desejados, e principalmente nela porque o exercício esporádico mal orientado, mal direcionado e mal acompanhado (quando há acompanhamento) tende a ser perigoso para a saúde. Também para os atletas de alto rendimento, ou para aqueles que almejam ter performance semelhantes aos atletas em destaques na mídia é muito importante programar um treinamento para se evitar os efeitos mais nefastos do excesso de treinamento: as lesões esportivas por desgaste (isso sem falar no desempenho, porque este é o primeiro a ser afetado).
Na penúltima edição falamos sobre a desejada supercompensação, que é o aumento da capacidade de realizar um determinado trabalho gerada pelo organismo através de adaptações em resposta ao stress físico que o corpo foi submetido. E para permitir que essa supercompensação exista e se processe sem interrupção é necessário que um profissional habilitado e capacitado analise a rotina do aluno, dos hábitos de vida diários à performance esportiva, para poder realizar um treinamento que contemple a tríade (estímulo, nutrição e descanso), a aptidão natural do aluno e a disponibilidade de tempo deste tentando alcançar desta maneira o resultado esperado.
Como podemos ver, o treinamento é em verdade muito mais complexo do que podemos supor após um exame rápido. O treinamento desportivo, que faz jus a expressão, é tão somente o resultado da análise cuidadosa de fatores genéticos, disponibilidade de tempo, recursos nutricionais, horas de sono, série de exercícios, condições de treinamento, horário de treinamento, número de seções de treinamento e resultados esperados. A análise dessas variáveis irá gerar uma planilha que contemple estes fatores para que todos trabalhem em sinergismo buscando o resultado esperado, ou o mais próximo possível deste. E quem poderia cuidar de todos estes aspectos para o esportista? O mais correto seria perguntar quem em que momento. O treinamento desportivo, desde o momento de sua prescrição deve ser acompanhado por uma equipe multiprofissional para que o melhor atendimento seja oferecido. O começo deste "namoro" com o esporte deve se dar no consultório médico, onde este irá avaliar o estado geral de saúde para orientar e minimizar os riscos de lesões ou incidentes por abuso do organismo. Se tudo estiver bem, o próximo passo será procurar o educador físico ou treinador pessoal que faça uma planilha de treinamento de acordo com os dados obtidos do consultório médico, as metas do novo aluno e a avaliação que ele irá realizar das capacidades físicas deste. No caso de alguma patologia, por exemplo doenças musculares, o caminho é o do fisioterapeuta, que irá realizar a melhor conduta de reabilitação para deixar o paciente o mais próximo de iniciar o treinamento em busca de sua meta desejada. Por último, e tão importante quanto os outros profissionais, a nutricionista irá prescrever uma dieta que permita com que o proto-atleta melhore seu desempenho esportivo, alcance suas metas estéticas e aprenda a se alimentar para gozar de boa saúde.
Neste momento eu os convido a meditar sobre duas escolhas possíveis: treinar ou se esforçar periodicamente.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Influências da Atividade Física no Aumento da Qualidade de Vida


Resumo
A presente investigação buscou identificar os principais fatores preponderantes no aumento da qualidade de vida, em relação á atividade física. O objetivo a ser alcançado com essa pesquisa, foi descrever de acordo com dados bibliográficos, os benefícios principais do exercício físico para o aprimoramento da funcionalidade motriz do indivíduo, podendo, conseqüentemente melhorar seu desempenho físico e mental. Fizeram parte dos procedimentos metodológicos, a elaboração de um plano de pesquisa, constituído de identificação das fontes, localização, compilação, seleção, e por final, fichamento dos dados obtidos. Pode-se observar, analisando os dados encontrados, o quão significativa é a prática metódica de exercícios físicos, para qualquer faixa etária da vida, acarretando, sendo ela feita com orientação adequada e de forma correta, inúmeras transformações positivas no organismo; sendo algumas delas, a diminuição dos riscos degenerativos no organismo em relação ao coração e as artérias, melhoria das capacidades cardio-pulmonares e fortalecimento sistema músculo-esquelético das estruturas corporais, assim como a melhora de aspectos psico-comportamentais, relativos á um estilo de vida saudável.
Unitermos: Saúde. Qualidade de vida. Atividade física.

Resumen
La actual investigación buscó identificar los principales factores preponderantes á el aumento de la calidad de la vida, en relacion a la actividad fisica. El objetivo que se alcanzará con esta investigación, fué describir de acuerdo con datos bibliográficos, las ventajas principales del ejercicio físico para la mejora de la funcionalidad motricional del individuo, pudiendo, por lo tanto mejorar su funcionamiento físico y mental. Habían sido parte de los procedimientos metodológicos, la elaboración de un plan de la investigación, consistiendo en la identificación de las fuentes, localización, compilación, elección, y para el extremo, fichamento de los datos conseguidos. Puede-se observar, analizando los datos encontrados, muy significativa la práctica metódica de ejercicios físicos, para cualquier edad de la vida, causando, siendo hecho con buena orientación, innumerables transformaciones positivas en el organismo; siendo algunas de ellas, la reducción de los riesgos degenerativos en el organismo en lo referente al corazón y las arterias, mejora de las capacidades cardiopulmonares y mu'sculo-esquelética del sistema del fortalecimento de la estructura corporal, así como la mejora de aspectos psico-comportamentales, relativa á un un estilo de la vida saludable.
Palabras clave: Salud. Calidad de vida. Actividad física.


http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 69 - Febrero de 2004

1 / 1


Introdução

O termo qualidade de vida, engloba diversos aspectos da vida de uma pessoa, tendo em vista, a população em geral. Do ponto de vista positivo, essa expressão é feita a uma pessoa que tem um grau de satisfação elevado com a vida. Mas uma boa qualidade de vida depende de uma série de fatores: como a dimensão emocional e principalmente a dimensão física.

Quando uma pessoa apresenta algum tipo de limitação ou desconforto físico e mental, significa que esta, sofre por algum motivo, um decréscimo qualitativo em suas atividades cotidianas (GHORAYEB e BARROS, 1999).

Segundo Leite (1990), problemas como: estresse físico e psicológico ou problemas de saúde, são bastante comuns quando se percebe que a maioria da população em cidades grandes sofre pelo fato de viverem em moradias pequenas, convivendo em ambientes com pouco contato social, e assim, diariamente absorvendo em si uma série de angústias e sofrimentos. O exercício físico é elemento fundamental para regulação da qualidade de vida do ser humano, assim como relata Sharkey (2002). A prática da atividade física regular orientada, permite que o corpo tenha sua musculatura fortalecida e ao mesmo tempo flexível (WAGORN et all,1993).

Ainda neste contexto Corazza (2001), afirma que, entre os benefícios do exercício, está a manutenção da saúde dos ossos, reduzindo as chances de osteoporose, perda de massa muscular e aumentando a vascularização nas articulações, devido ao avanço da idade e ao sedentarismo.


Metodologia

A presente investigação se caracterizou como sendo uma pesquisa bibliográfica através da qual pretendeu-se, de acordo com dados obtidos, identificar as influências da atividade física no aumento da qualidade de vida. Pretendeu-se alcançar o objetivo proposto por este estudo, através da análise das fontes encontradas em livros, artigos científicos e revistas científicas, por serem materiais básicos e atualizados que contém informações precisas sobre tal assunto.

Caracterizando-se completamente a investigação, a pesquisa compreendeu-se em cinco etapas: a identificação, a localização, a compilação, o fichamento dos dados e por fim, a seleção das fontes principais. A fase de identificação foi aquela de reconhecimento do assunto relacionado ao tema do estudo, em que catálogos, índices, documentos e bibliografia existente foram consultados. Os dados puderam ser localizados em bibliotecas da Grande Porto Alegre, como ESEF/UFRGS e ULBRA/Canoas.

Após localizados, os dados foram compilados e selecionados, isto é, através de fotocópias e fichas, e finalmente, os dados foram condensados e transcritos para fichas de acordo com o ano de acontecimento. Para que se seleciona-se as fontes principais para o estudo, a revisão crítica dos dados coletados foi um passo importante neste estudo.


Discussão dos resultados

O estilo de vida não sedentário, conforme Ghorayeb e Barros (1999), faz com que pessoas que estão engajadas em algum tipo de prática de exercícios físicos, tem os riscos de progressão ou surgimento de doenças crônicas degenerativas Segundo o projeto governamental dos Estados Unidos de nome "Pessoas Saudáveis 2000", citado por Ghorayeb e Barros (1999), o sedentarismo apresentado em indivíduos que participaram de uma pesquisa, mostram dados que comprovam que pessoas praticantes de atividades físicas regulares apresentam duas vezes menos riscos de desenvolver alguma doença coronária ou problemas musculares como estiramento e dores.

Além de todos benefícios, o corpo com o físico saudável, reforça a auto-estima do indivíduo, relacionando uma melhor imagem corporal e também cria em si mesmo, uma sensação de estar vivendo um estilo de vida saudável, resultado de uma maior autonomia física e uma funcionalidade motriz satisfatória.

A todo custo deve-se ser evitado o sedentarismo e é muito importante o estímulo da prática de exercícios controlados e adaptados ao estado físico e psíquico de cada um (LEITE, 1990).

As pessoas decidem iniciar uma atividade física por muitas razões. Algumas procuram programas elaborados por profissionais e outras começam de por conta própria, o que não é recomendado, principalmente tratando-se de indivíduos sedentários. Aqueles indivíduos que estão a anos decaindo em termos de condicionamento físico e decidem entrar em forma rapidamente e por conta própria estão em perigo, e os acidentes que podem acontecer são trágicos. O planejamento do programa de condicionamento é imprescindível para evitar a sobrecarga excessiva do organismo, que acarreta estresse desnecessário à saúde cardíaca. Dentro desse âmago, Balke (1974) afirma que uma atividade física supervisionada, com quantidade e intensidade correta de exercícios, altera positivamente a saúde do executante. Nesse contexto, Guedes e Guedes (1995), relaciona a diminuição de riscos patológicos por doenças cardiovasculares com os benefícios da melhora da capacidade aeróbica, reduzindo fatores de risco que são o colesterol e a hipertensão arterial.

Segundo Sharkey (2002), a inatividade é outro fator de risco, assim como o tabagismo e a herança familiar de arteriosclerose, em todas as idades e o exercício regular diminui as chances de desenvolver doenças como o câncer, obesidade, diabetes e artrite.

Em relação às adaptações ao exercício, WAGORN (1993), explica que a atividade física aumenta o tamanho e a força do coração, diminui a pressão arterial , reduz a freqüência cardíaca para a mesma carga de trabalho, tornando o músculo cardíaco mais eficiente. De acordo com Lovisolo (1995), a mudança de hábitos cotidianos, como a alimentação e a prática de esportes, prolonga a vida.

Segundo Nahas, (2001), a qualidade de vida pode ser desenvolvida em diferentes aspectos do cotidiano, em relação á parâmetros diferenciados:

Parâmetros Sócio-ambientais:

*

Moradia (Condições de saneamento básico favoráveis, relacionamentos comunitários adequados, Acesso á serviços necessários no cotidiano);
*

Transporte (Independência de locomoção, Acesso á meios de transportes adequados);
*

Segurança (Sentimento de confiabilidade em aspectos físico e material);
*

Assistência médica (Acesso á serviços de atendimento médico adequados);
*

Condições de trabalho e remuneração (Relativo poder de aquisição);
*

Educação Formal e Informal (Acesso á formas de ensino);
*

Opções de lazer (Acesso á atividades adequadas ao ócio);
*

Meio Ambiente saudável (Qualidade do ar, solo e água).

Parâmetros individuais:

*

Hereditariedade (Relação genética em relação á patologias);
*

Hábitos alimentares;
*

Controle de estresse;
*

Atividade física habitual;
*

Comportamento preventivo.


Considerações finais

Levando em consideração os benefícios da atividade física no aumento da qualidade física, deve-se observar alguns princípios, quando desenvolve-se um programa de exercícios físicos orientados á indivíduos, sejam quais forem suas limitações:

Princípios metodológicos devem ser seguidos para o efetivo:

*

Acompanhar se com a atividade física há desenvolvimento;
*

Estimular um ambiente com a relação emocional entre os participantes;
*

Proporcionar as atividades de caminhada preferencialmente fora do ambiente urbano.
*

Pratica de alongamento muscular prévio ás atividades;
*

Incentivar mudança de hábitos cotidianos mais saudáveis;
*

Intervir na correção de eventuais erros técnicos na caminhada.

Principios de avaliação:

*

Utilizar quantos instrumentos forem necessários para a avaliação;
*

Avaliar periodicamente os desempenhos apresentados;
*

Utilizar métodos avaliativos com embasamento científico;
*

Avaliar os participantes no local das atividades, de preferência após a prática dos exercícios;
*

Estar atento nas mudanças de temperamento emocional

Por final, é de grande valia refletirmos que não há idade mínima nem máxima para começar um programa de exercícios. A atividade física é importante em todas as fases da vida e deve ser encarada como um investimento em qualidade de vida.

Hábitos Saudáveis de Vida

O Que Priorizar?

O que podem ter em comum uma pessoa com sensação de dormência ocasional nos braços e pernas, outra com sensação de cansaço fácil, mais uma cujo intestino só funciona de 3 em 3 dias ou até a intervalos maiores e uma última com problema de excesso de peso? Diria sem hesitar: Hábitos de vida inadequados.

As populações antigas já o sabiam há tempos: que uma vida adequada não contempla patologias como as que temos hoje; hipertensão, diabetes, stress, enxaquecas e dores articulares são meros exemplos de "doenças" modernas facilmente melhoráveis (e por vezes até curáveis) com a simples adequação dos hábitos de vida cotidianos. A grande pergunta é: entre tantos fatores nocivos à saúde aos quais nos encontramos expostos (ou nos expomos premeditadamente) na atualidade, alguns deles "imutáveis" ou de difícil adaptação, o que priorizar? A resposta reside na chamada "tétrade da saúde", conforme segue:

* Ingestão adequada e bem distribuída de água;
* Alimentação em intervalos regulares;
* Consumo diário de alimentos ricos em fibras;
* Exercícios físicos aeróbicos regulares.

Já foi bastante abordada a correta ingesta hídrica em artigo anterior; a mesma deve ser de cerca de 2,5 litros de água/dia para um indivíduo de cerca de 70 kg de peso com atividade física moderada. Vale lembrar que tal quantidade deve ser distribuída ao longo do dia de forma eqüitativa, o que perfaz 01 copo de 200ml por hora acordado, longe das refeições. Sempre recomenda-se que seja evitada a ingestão de líquidos concomitante às refeições para que não sejam retardados e prejudicados os processos digestivos normais.

Anúncios Google
Lino Live Linhaça Dourada - Ômega 3 fibras e lignanas. ORIGINAL O mais completo, fechamento a vácuo - www.linhalive.com.br
FitMate & FitMate PRO - Calorimetria Indireta Fácil Precisa VO2max medida direta Consumo de O2 - www.gerarmed.com.br
Cardiologista-Cardiologia - Dr Sergio do Carmo Jorge-Médico Hospital Sírio Libanês-Colesterol - www.drsergiodocarmojorge.com.br
Endocrinologia,Emagrecer - ObesidadeControlada,Hipotireoidismo Gordura Abdominal,Obesidadeinfantil - www.vanderhaagenbrazil.com.br
Quer uma vida saudável? - Solmax: saborosas bebidas de soja com fonte de cálcio e sem lactose. - www.solmax.com.br/

Alimentação Regular

É inquestionável que a qualidade dos alimentos a ser ingerida deva ser observada: Uma dieta equilibrada no que tange à quantidade de gorduras, carboidratos, proteínas, minerais, fibras e vitaminas é ideal. O que poucas pessoas sabem, entretanto, é que a quantidade de refeições por dia também é muito importante para o sucesso de um regime dietético. O ideal é que hajam 05 a 06 refeições por dia (na dependência da quantidade de horas em vigília de cada um), ou seja, que nos alimentemos a cada 2 horas (no máximo 3), valendo ressaltar que tal conduta não engorda (Pelo contrário, emagrece). Como? Tomemos o exemplo de um camelo, que irá alimentar-se para após enfrentar dias ou mesmo semanas sem novamente nutrir-se ou ingerir líquidos. Seu organismo está adaptado para, a cada "refeição", acumular o máximo possível de nutrientes e energia (sobretudo sob a forma de gordura), já visando suprir-se durante os longos períodos de jejum que enfrentará.

Um pequeno detalhe, porém: Não somos camelos! Se o organismo humano percebe poucas refeições diárias, a cada uma delas tentará acumular o máximo possível de nutrientes e energia, já visando o jejum rotineiro que enfrenta. E o estoque de energia é principalmente constituído por gordura; desta forma quem aumenta muito o tempo entre suas refeições, a médio e a longo prazo engorda, ao contrário do que se imagina. As dietas com baixas calorias que não levam em consideração o número de refeições diárias e o tempo entre elas forçam o organismo a obter rapidamente energia de outras formas, sobretudo "quebrando" fibras musculares, o que ocasiona a chamada perda de "massa magra"; tal perda de massa muscular causa uma falsa ilusão de perda saudável de peso mas, logo após a dieta, a pessoa tende a recuperar o peso perdido só que na forma de depósitos gordurosos.

E como alimentar-se de 2 em 2 horas pode ajudar a emagrecer? É simples. Se o organismo percebe que não tem necessidade de acumular energia em grande quantidade, produz menor quantidade de gordura.

Mas o acúmulo de gordura (com franco potencial de levar à obesidade com o tempo) não é o único problema dos maus hábitos alimentares supracitados: a queda no nível da glicose sangüínea (que ocorre no jejum) entre as refeições pode gerar tontura, falta de concentração, dormências pelo corpo e até desmaios.

Por tudo isto conclui-se facilmente que é fundamental nunca passar mais de 3 horas sem ingerir algum tipo de alimento.

Anúncios Google
VR - Consumo Consciente - Diga adeus às dívidas planejando o seu orçamento. Projeto VR e Akatu. - www.vr.com.br
Promoção de Inauguração - Shake R$54,90 - Protena R$49,77 Chá Original 100g R$81,74 Confira! - AmigosDoShake.com.br
Herbalife Compre On-Line - (19)31197104.Melhor Preço Visa/etc Direto da Fábrica.Entrega Rápida - www.inddobemestar.net/emagrecer
Cuide Bem dos Seus Olhos - Veja Lentes de Contato e Acessórios Frete Grátis Compras Acima de R$199 - www.e-lens.com.br/SaudeOcular
Endocrinologia,Emagrecer - ObesidadeControlada,Hipotireoidismo Gordura Abdominal,Obesidadeinfantil - www.vanderhaagenbrazil.com.br

Dieta Rica em Fibras

O corpo humano diariamente lida com grande quantidade de toxinas, sejam elas advindas diretamente do meio ambiente (Ar, alimentos,...) ou produzidas por ele próprio. Tais toxinas afetam negativamente quaisquer tecidos que as acumulem, o que freqüentemente é o ponto inicial das doenças. Uma das maiores e melhores formas de excreção de toxinas do corpo faz-se através das fezes que por sua vez só são adequadamente formadas na presença de dois ingredientes básicos: Água e fibras.

Estas fibras (também denominadas "fibras alimentares"), são abundantemente encontradas em alimentos simples, a exemplo das folhas verdes, frutas (sobretudo aquelas com "bagaço") e cereais (aveia, pão integral, por exemplo); em contato com a água no intestino, aumentam de tamanho assim conferindo consistência e integridade ao bolo fecal, que a partir daí pode ser adequadamente impulsionado para fora do corpo através da movimentação intestinal (peristalse). Sendo assim, fica claro o papel fundamental que uma adequada ingesta de fibras desempenha para o funcionamento ideal dos intestinos.

Se a ingestão diária de fibras é insuficiente, vários problemas podem ocorrer, a exemplo de:

* Constipação: É o chamado "intestino preso", que pode levar a sangramentos, dores de cabeça e abdominais, enjôo...
* Flatulência: Comumente referida como "gases", deve-se sobretudo à fermentação excessiva de alimentos no interior dos intestinos, conseqüente sobretudo a um ritmo intestinal lento, com menor movimentação intestinal que o necessário (Também dependente do caráter da alimentação individual);
* Diarréia e infecções intestinais: Há bactérias no intestino que colaboram com seu funcionamento, conhecidas como "saprófitas" ou "comensais" (por exemplo, alguns lactobacilos), normalmente presentes em grande quantidade. O acúmulo de toxinas no interior do mesmo favorece a morte destas e a proliferação de outras (ditas "patogênicas") que causam doenças.
* Carência nutricional: O intestino "intoxicado" não consegue cumprir adequadamente com suas funções e desta forma fica prejudicada a absorção de nutrientes, sobretudo vitaminas e minerais, contribuindo para o aparecimento de condições comuns como anemias e osteoporose (sobretudo em idosos).
* Sendo assim, preconiza-se adequada ingestão diária de fibras; mas, como fazê-la? O nutricionista é o profissional mais indicado para adaptar esta ingesta às suas necessidades, devendo sempre ser consultado mas, em linhas gerais, pode-se recomendar:
* Café-da-manhã: Deve sempre conter uma fruta ou um cereal (Aveia, por exemplo).
* Almoço: Incluir salada de folhas verdes (bem lavadas) em abundância.
* Jantar: Seguir as mesmas orientações acima para café-da-manhã e almoço, de acordo com as características da refeição pretendida.

Exercícios Físicos Regulares

Por último, mas não menos importante, está a prática regular de exercícios físicos. No passado pensava-se que estes deveriam necessariamente "fazer suar", ou seja, serem intensos. Hoje em dia sabe-se que uma mera caminhada de 40 minutos 3x/semana já cumpre basicamente seu papel. Ou seja, a melhora na saúde física e mental advinda da prática esportiva não é privilégio de atletas profissionais; vale lembrar que existem basicamente dois tipos de atividade física: A aeróbica e a anaeróbica. O primeiro tipo abrange atividades que promovam a respiração adequada e dela dependam (a exemplo de corrida, ciclismo, caminhadas, natação), desta forma permitindo aquisição e manutenção de condicionamento físico; já os exercícios anaeróbicos visam principalmente ganho de massa muscular, como na musculação. Sendo assim, quando indicado exercício físico no contexto deste artigo estamos falando do aeróbico . Mas que benefícios podem advir deste? Vejamos:

* Melhor funcionamento e resistência cardiovascular; um coração mais forte precisa trabalhar menos intensamente para cumprir sua função habitual, o que naturalmente previne patologias como infartos e acidentes vasculares cerebrais ("derrames");
* Maior força, tamanho e flexibilidade dos músculos, ao mesmo tempo em que se queima gordura; músculos não utilizados tornam-se gradativamente menores e inelásticos;
* O exercício físico aeróbico promove a circulação sangüínea, ao "bombear" mais sangue através das veias e artérias, aumentando seu calibre e força, o que previne patologias como tromboses, varizes e acúmulo de substâncias na parede destes vasos.
* Aumento do colesterol "bom", o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos e prevenir novos "entupimentos";
* Redução da pressão arterial.
* Melhor função respiratória, o que melhora a disposição para as atividades diárias bem como demais atividades físicas corriqueiras (subir escadas, caminhar).
* Ajuda a aliviar o stress, o que melhora a produtividade diária.
(Tópicos extraídos do site da Escola de Medicina da Universidade de Michigan )

É claro que o exercício físico que irá propiciar todos os benefícios supracitados pressupõe um caráter, duração, intensidade e demais características que variam em adequação de pessoa para pessoa; desta forma, o melhor profissional para sugeri-lo e acompanhá-lo é sem dúvida o professor de educação física. Também é muito importante passar por avaliação médica antes de iniciar qualquer programa sério de prática esportiva, no intuito de evitar-se surpresas desagradáveis associadas ao desrespeito a limitações individuais de saúde. Em linhas gerais, entretanto, uma caminhada 3 veses por semana por cerca de 40 minutos, precedida e seguida por alongamento adequado já constitui-se em um bom começo.

Em síntese, o seguimento destas orientações simples no dia-a-dia tem provado ser mais eficaz que diversos tratamentos, medicamentosos ou não, ajudando a prevenir agravos à saúde na mesma medida em que promovem bem-estar. São medidas simples, de fácil aplicação e realmente efetivas, que pressupõem apenas uma pequena dose de esforço e disciplina e que, ainda assim, oferecem a interessante vantagem adicional de serem... baratas.

Método Pilates

O que é o método Pilates?

O Método Pilates foi elaborado no começo do século vinte pelo atleta alemão Joseph H. Pilates como um sistema de exercícios para melhorar a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e força, sem a hipertrofia muscular.

Pilates acreditava que o estilo de vida moderno, má postura corporal e respiração ineficiente ocasionavam saúde ruim. Pilates estudou várias disciplinas atléticas para desenvolver o método de exercícios que recebeu seu nome.

Por que praticar o Pilates?

O método Pilates é indicado para reabilitação física, condicionamento físico geral e bem-estar. Ele promove a harmonia, flexibilidade e equilíbrio muscular e, uma vez que a aula é supervisionada por um professor que orienta um aluno ou pequenos grupos, é direcionado às necessidades de cada pessoa. Desta forma, o Pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. Além disso, o Pilates ainda trás como benefícios a melhoria da concentração, coordenação motora e consciência corporal.

Como é o método Pilates?

O método Pilates consiste em mais de 500 exercícios utilizando 9 aparelhos com o objetivo de desenvolver o corpo harmoniosamente. Os exercícios são rítmicos de força e alongamentos, e demandam concentração e controle do corpo. Ao invés de realizar várias repetições, o método Pilates requer que os exercícios sejam feitos com menos repetições e com movimentos precisos. Muitos exercícios são baseados no Hatha Yoga, respiração profunda, meditação e exercícios gregos e romanos.

Anúncios Google

As Noves Qualidades Físicas

1- FORÇA:
Habilidade que permite um músculo ou grupo de músculos produzir uma tensão e vencer ou igualar-se a uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar.

2- FLEXIBILIDADE
Pode ser evidenciada pela amplitude dos movimentos das diferentes partes do corpo. É dependente da elasticidade muscular e da mobilidade articular.

3- RESISTÊNCIA
Qualidade física que permite um continuado esforço durante um determinado tempo.

4- VELOCIDADE
Qualidade física particular do músculo e das coordenações neuromusculares, que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos, que em seu encadeamento constitui uma só e mesma ação, de intensidade máxima e duração breve ou muito breve.

5- EQUILÍBRIO
Capacidade para assumir e sustentar qualquer posição do corpo contra a força da gravidade.

6- COORDENAÇÃO
Capacidade de executar movimentos complexos de modo conveniente, para que possam ser realizados com o mínimo de esforço.

7- AGILIDADE
Habilidade que se tem para mover o corpo no espaço. Habilidade do corpo inteiro, ou de um segmento, em realizar um movimento, mudando a direção, rápida e precisamente.

8- RITMO
É a ordenação dos movimentos. Seqüência de movimentos repetidos várias vezes, de forma equilibrada e harmônica.

9- DESCONTRAÇÃO
É um fenômeno neuromuscular, resultante da redução de tensão na musculatura esquelética.

DICIONÁRIO DA ATIVIDADE FÍSICA

Caros usuários, iremos incrementando este dicionário a medida que os conceitos forem surgindo na página.
Ajude-o a crescer enviando seu conceito pesquisado para: contato

Sugestão
Submarino

Dicionário Enciclopédico Tubino do Esporte

A
Abdução: É o movimento oposto ou seja, o afastamento de um segmento corporal do eixo central do corpo, tendo como referência um dos planos sagital e o coronário como referência.
Ácido Lático (lactato) - Metabólito do sistema do ácido lático causador da fadiga e que resulta da desintegração incompleta da glicose (açúcar).
Academia (akademeia)- Entidades destinadas a preparação e prática desportivas.
A palavra vem do nome próprio academo, herói grego a que se consagrou um jardim de oliveiras pero de Atenas.
Adaptação: é a capacidade de um sistema ou órgão para se juntar ao esforço ou sobrecarga adicional, a partir do aumento de força ou função.
Adoçante: Substância não-nutritiva utilizada em pequenas quantidades para conferir sabor doce aos alimentos, substituindo o açúcar. Podem ser usados livremente no tratamento para emagrecimento. Não constam evidências científicas que o uso constante de adoçantes possa ser responsável pelo aparecimento de alguns tipos de câncer.
Adução:São aqueles em que aproximamos um segmento corporal (braços, pernas, coxas, antebraços) do eixo central do corpo. Normalmente usamos como parâmetro dois planos, sagital e o coronário como referência.
Afogamento: Asfixia dentro d'água, podendo ocasionar a morte imediata ou não da vítima.
Agilidade: capacidade de mudar rápida e efetivamente a direção de um movimento executado em velocidade.
Alimento: Substância ingerida pela boca que mantém a vida e o crescimento, fornecendo energia, construindo e substituindo tecidos.
Alimentos Construtores: São aqueles responsáveis pela manutenção e pelo crescimento do organismo, assim como pela renovação de tecidos e células. São as proteínas, fornecidas pelas carnes, ovos, leite, feijão, por exemplo.
Alimentos Energéticos: Responsáveis pela energia do organismo. São os carboidratos fornecidos pelo açúcar, massas, pães, farinhas, raízes e tubérculos, e os lipídios, fornecidos pelas gorduras, manteiga, margarina, óleo vegetal.
Alimentos Reguladores: Responsáveis pela regulação das atividades do organismo, garantindo seu bom funcionamento através da água, das fibras, sais minerais e vitaminas, fornecidos pelas verduras e frutas.
Alongamento: Forma de trabalho que visa a manutenção dos níveis de flexibilidade obtidos e a realização dos movimentos de amplitude normal com um mínimo de restrição possível " (Dantas, 1989).
Anabolismo - Conjunto de fenômenos bioquímicos que se processam no organismo vivo, destinados a regenerar, a partir de substâncias simples, a matéria viva que se gasta durante a fase catabólica do metabolismo, através das queimas respiratórias intracelulares. É por intermédio destas últimas que o organismo obtém a energia necessária ao seu funcionamento.
Anatomia: é o estudo das estruturas e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente, ou seja, a anatomia estuda as estruturas e a cinesiologia os movimentos possivelmente realizados por esta tal estrutura.
Aneurisma: Dilatação anormal das artérias, provocada por enfraquecimento localizado do vaso sanguíneo, com estreitamento posterior de suas paredes.
Andar - progredir ou regredir com a bola sem quicá-la . (PAULA, 1994)
Andróide(obesidade): Tipo de obesidade que ocorre predominantemente em homens, na qual os depósitos de gordura estão na parte abdominal. Neste tipo de obesidade, os riscos de complicações aumentam.
Angina: afecção caracterizada por sensação de aperto do coração, dor paroxismal, que às vezes causa morte.Dor no peito causada pela falta de fluxo sanguíneo e consequentemente falta de O² para o músculo do coração. Angina é o sintoma da doença cardíaca.
Anorexia Nervosa: Transtorno do comportamento alimentar. Caracteriza-se por uma avaliação errada da própria imagem corporal e medo excessivo de engordar. Por isso, estabelece na pessoa uma recusa em se alimentar, acarretando diversos problemas de saúde.
Antropometria: São as técnicas de mensuração do corpo humano. As principais são: peso corporal, o IMC (Índice de Massa Corporal), as pregas cutâneas, circunferências e diâmetros ósseos.
Apetite: Vontade de comer. O apetite designa uma vontade que pode ser completamente independente da fome. Pode-se ter apetite mesmo com o estômago cheio
Apoterapia: massagem aplicada nos atletas tanto antes como após um evento esportivo. Utilizada pelos gregos acreditava-se que preparava a musculatura antes do evento e limpava os membros de matérias supérfluas e fluidos após uma atividade extenuante.
Aptidão Física: Associada com a capacidade de realizar as atividades diárias do cotidiano com vigor e energia;Demonstrar traços e capacidades associadas a um baixo risco para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas; Potenciais ou as qualidades inatas do homem, que são expressas continuamente por meio da predisposição e do talento (exemplo: a aptidão de força muscular máxima, a aptidão de resistência cardiovascular máxima, flexibilidade e velocidade máxima atingível)
Aptidão motora: Capacidade de efetuar uma tarefa motora, englobando os seguintes elementos: potência muscular, mobilidade, equilíbrio, agilidade e velocidade- Fonte: HURTADO
Aquecimento: Etapa inicial de uma sessão de exercício físico, preparando para os exercícios mais intensos da parte principal; é o prelúdio do trabalho físico e deve sempre ser executado em primeiro lugar.
Artes Marciais: sistemas de práticas e tradições para treinamento de combate, geralmente, sem o uso de armas de fogo ou outros dispositivos modernos. O combate pode ser útil como um mecanismo de defesa contra um indivíduo. Leia mais
Arritmias: Alterações súbitas na frequência ou no ritmo cardíaco; ritmo anormal e irregular do coração.
Atividade Física: é qualquer movimento do corpo, produzido pelo músculo esquelético que resulta em um incremento do gasto energético, exemplo: subir escadas - Consenso Latino Americano (2000);
Aterosclerose: concentração anormal de gordura e outros materiais nas paredes das artérias, estreitando as aberturas e aumentando o risco de obstrução.
Artrite: Doença crônica, que evolui por surtos, na qual, freqüentemente, se observam febre e alteração do estado geral, e que se caracteriza por inflamações articulares, sobretudo bilaterais e simétricas, incidindo, preferencialmente, em articulações distais dos membros, e que se acompanha de dores, deformações e atitudes viciosas de membros, levando a variável impotência funcional destes.
Artrose ou Osteoartrose: caracteriza-se por uma alteração degenerativa progressiva da cartilagem articular e regenerativas expressas por neoformação óssea.
Avaliação: é um julgamento, uma classificação e uma interpretação feito a respeito de um estudo baseado na medida ou em algum critério pré-determinado.


B Basquete: Modalidade de esporte competitivo disputada por duas equipes de 5 jogadores, que tentam lançar uma bola em uma cesta. Criado em 1891 por James Naismith, sendo disputado em dois tempos de 20 minutos, sob a direção de dois juízes, um como autoridade de árbitro, o outro como fiscal. A quadra deve ser de 28 x 15 m com uma linha central que delimita as áreas de ataque e defesa de cada equipe. Em cada lado há uma tabela de aro com 45 cm de diâmetro, em posição horizontal, à altura de 3,05 m do piso. A contagem dos pontos é feito através da marcação de cestas, sendo que valerá dois pontos a menos que o arremesso tenha sido feito fora da linha-dos-três-pontos, neste caso valerá 3 pontos. A cesta de lance livro valerá um ponto.
Biometria: ramo da ciência que estuda e analisa os dados estatísticos referentes à hereditariedade, à evolução e aos fenômenos do metabolismo e nutrição dos seres vivos.
Biomecânica: ciência que estuda o mecanismo dos sistemas biológicos, permitindo que o homem, através de análise dos movimentos, e sem omitir as influências bioenergéticas, possa aprimorar o seu domínio psicomotor.
Bioimpedância: Método para se avaliar a porcentagem de gordura corporal, em que se utiliza a condução de uma corrente elétrica. Essa condução é dada pela água e eletrólitos contidos na massa muscular. A partir disso é feita a medição da massa magra e da massa gorda, calculando-se, assim, a porcentagem de tecido gorduroso.
Bradicardia: FC menor ou mais lenta.

C Caloria: É uma medida usada para expressar o calor ou valor energético do alimento e da atividade física. É definida como o valor necessário para elevar a temperatura de 1 kg (1L) de água em graus centígrados de 14,5 15,5 graus. Assim sendo uma caloria é designada mais corretamente como kilocaloria (Kcal).
Caminhada: é o deslocamento sem saltitos de qualquer espécie ou báscula de quadril e seu movimento é muito natural, embora seja possível impor-se ritmos mais fortes.
Caminhar: Andar, percorrer caminho a pé; andar sempre mantendo um pé em contato com o solo; percorrer andando; dirigir-se.
Capoeira: denominação dada à terra recentemente queimada, quando começam a brotar as primeiras gramíneas, nesses locais, os escravos se sentiam aptos para enfrentar seus perseguidores, que os achando agachados na relva precisavam se cuidar dos açoites e chibatadas dos então chamados "Lutadores de Capoeira", "Lutadores da Capoeira", ou simplesmente "Capoeiras", que passou a ser também o nome do jogo. (ABIB, 2005)
Catabolismo - Processo metabólico destrutivo, por meio do qual células do organismo transformam substâncias complexas em outras mais simples.
Cessão: * ato ou efeito de ceder. Cessão de livros para uma biblioteca
Chute - "Ação de golpear a bola, visando desviar ou dar trajetória à mesma, estando ela parada
ou em movimento" (Ferreira, 1994, p. 52)
Ciclo Cardíaco: contração simultânea do átrio, seguida de contração simultânea dos ventrículos; sequência de eventos em batimento cardíaco.
Cinesiologia: é a ciência que tem como enfoque a análise dos movimentos do corpo humano. Ou seja, a anatomia estuda as estruturas e a cinesiologia os movimentos possivelmente realizados por esta tal estrutura; Significa estudo do movimento. Vem do grego knesis, que significa movimento. No Brasil , a técnica é conhecida como "Balanceamento Muscular"; e conhecida como "Kinesiology" em outros países.
Colação: Refeição rápida, entre as duas refeições principais.
Colesterol: Substância existente normalmente no sangue, no cérebro e em todos os outros tecidos do organismo, assim como na maior parte dos alimentos de origem animal. Leia mais
Coreografia: é um conjunto de movimentos que compõem a aula ou dança seguindo uma trilha musical. As variações dessa coreografia seriam as diferentes formas de interpretação dessa coreografia de acordo com a qualidade técnica e criatividade do professor.
Correr: ir com velocidade; ir rapidamente.
Corrida engloba o trote e é qualquer caminhada onde por alguns instantes os dois pés não tocam o solo durante o deslocamento. Nela os braços mantêm-se fletidos e o corpo ligeiramente mais inclinado à frente.
Compulsão alimentar: Necessidade incontrolável de ingerir um determinado alimento, na maioria das vezes doces, chocolates e alimentos que são fontes de carboidratos.
Condicionamento físico - Clique aqui
Coordenação geral - qualidade física que permite ao homem assumir a consciência e a execução levando a uma integração progressiva de aquisições e favorecendo uma ação ótima dos diversos grupos musculares na realização de uma seqüência de movimentos com o máximo de eficiência e economia (TUBINO, 1971)
Coordenação Motora: Integração articulada de muitas habilidades ou movimentos motores, separados em um único padrão eficiente de movimento; quando o movimento envolve a ação de vários músculos.
Coordenação Motora fina: destreza para exercer atividade de movimento espacialmente pequena, que requer um emprego de força mímina, mas com grande precisão ou velocidade - ou ambos- sendo executada principalmente pelas mãos e dedos, às vezes também pelos pés.
Coordenação dinâmica global (ampla): conjunto de habilidades desempenhadas com o corpo todo buscando a harmonia e o controle de movimentos amplos .
Contração Concêntrica: O músculo se encurta e ocorre o movimento articular, é quando a tensão aumenta.
Contração Excêntrica: o músculo se torna mais longo quando aumenta a tensão. As fibras musculares dos músculos se alongam, havendo nesta fase a recuperação do exercício de resistência.
Condromalácia Fêmuro-Patelar: é uma patologia no qual a cartilagem da superfície articular da patela apresenta-se rugosa, ela aparece tipicamente em jovens do sexo feminino, e o que a difere da osteoartrose é que esta aparece em pacientes de mais idade, sendo que a condromalacia também pode evoluir para uma osteoartrose. Ela pode ser causada por: desequilíbrio muscular, joelho valgo e desalinhamento da patela.

D Débito Cardíaco: A quantidade de sangue bombeada pelo coração em 1 min.; produto do volume de ejeção pela FC.
Deficiência Física: A condição de saúde física que impossibilita a participação integral de atividades sociais, culturais, por dificuldade de realizá-los. (Secretaria de educação especial-RJ)
Descontração: Habilidade que capacita a recuperação de esforços físicos realizados - relaxamento muscular.
Desnutrição: Deficiência de nutrientes que compromete o adequado estado nutricional do indivíduo.
Desidratação: Perda anormal de líquido do organismo. A desidratação começa quando a quantidade de líquidos ingerida é inferior àquela que é eliminada através da urina, da respiração, da transpiração e das fezes. A desidratação surge freqüentemente em conseqüência de vômitos, diarréia ou perda sangüínea.
Dente: Cada um dos órgãos rígidos que guarnecem as maxilas do homem e de outros animais e que servem especialmente para morder e triturar os alimentos. Cada um dos órgãos rígidos que guarnecem a cavidade bucal de muitos dos seres vivos e que servem para a preensão ou mastigação;
Desenvolvimento motor: o desenvolvimento motor abrange uma ampla esferas de tópicos relacionadas ao próprio físico e as capacidades de movimentos. (HAYWOOD e GETCHELL, 2004)
Densidade - é a relação entre massa e volume (D= m/v);
Diabete Melito: É uma doença crônica, provocada pela deficiente produção de insulina pelo pâncreas (a insulina é um hormônio que promove a metabolização dos carboidratos);
Diagnosticar (E.F): determinar os pontos fortes e fracos do aluno; e determinar o nível de treinamento do aluno. Exemplo: determinar quais grupos de músculos precisam ser mais exercitados.
Diarréia:Ocorrência de três ou mais evacuações por dia em grande quantidade com fezes de consistência líquida.
Diet: Produtos sem adição de açúcar. É um grupo de alimentos recomendado para diabéticos. Mas alguns produtos diets embora não apresentem açúcar em sua composição, são altamente calóricos pela presença de outro nutriente. No caso de produtos industrializados, consulte sempre o rótulo desses alimentos.
Dieta:Ingestão habitual de alimentos que se faz visando preencher as necessidades do indivíduo sadio ou enfermo (incluindo ou excluindo alimentos). Ex : dieta hipocalórica, dieta rica em ferro, dieta sem resíduos, dieta para diabetes, etc.
Dietética: Ciência que estuda a alimentação equilibrada, que contribui para manter a saúde.
Diástole: A fase de repouso do ciclo cardíaco. Relaxamento do músculo cardíaco, no ciclo cardíaco.
Digestão: Processo pelo qual os alimentos se transformam em elementos mais simples, para que possam ser absorvidos pela corrente sangüínea e darem origem a produção de energia , à reestruturação dos tecidos e ao crescimento. A digestão realiza-se no tubo digestivo, que é composto pela boca, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso e o cólon (incluindo pâncreas e fígado).
Doença arterial coronariana: quando aterosclerose afeta as artérias do músculo cardíaco.
Dort: doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (siglas inventadas pelo INSS para referir-se a um conjunto de doenças que podem estar realcionadas ao trabalho)

E Educação Física: O conjunto das atividades físicas e desportivas; A profissão constituída pelo conjunto dos graduados habilitados, e demais habilitados, no sistema CONFEF/CREFs, para atender as demandas sociais referentes às atividades físicas nas suas diferentes manifestações, consituindo-se um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo dos seres humanos; ver mais
Efeito iô-iô: Situação clínica muito freqüente, caracterizada pelo ciclo "emagrece-engorda", em algumas vezes há recuperação de peso além dos que já havia sido perdido. Estudos confirmam que obesos que caem neste ciclo têm maiores tendências a ter complicações metabólicas da obesidade.
Emagrecimento: Diminuição dos depósitos de gordura.
Emergência - Situação onde há risco à vida imediatamente
Endurance: é a capacidade de um músculo ou grupo muscular realizar contrações repetidas contra uma carga ligeira por um longo período de tempo.
Entorse - Distensão súbita e violenta dos ligamentos de uma articulação.
Envelhecimento: é a alteração irreversível da substância viva em função do tempo (Burger 1957), encurtamento da expectativa de vida com a idade (Frolkis 1975), a soma de todas as manifestações de desgaste durante a vida (Selye 1962), processo biológico, com evolução regular múltipla, que leva, inevitavelmente, à limitação das possibilidades de adaptação do organismo (Frolkis 1975), em conseqüência de alterações que os indivíduos demonstram, de forma característica, com o progresso do tempo da idade adulta, até o fim da vida (Singer 1981); é a soma de todas as alterações biológicas, psicológicas e sociais que, depois de alcançar a idade adulta e ultrapassar a idade de desempenho
máximo, leva a uma redução gradual das capacidades de adaptação e de desempenho psicofísico do indivíduo.
Equilíbrio: qualidade física que permite manter ou rapidamente repor o centro de gravidade dentro do seu polígono, de sustentação graças a ações de sinergias neuro-musculares; controle de posição do centro de gravidade do corpo, ou manutenção do equilíbrio estacionário (equilíbrio estático) ou em movimento (equilíbrio dinâmico).
Esteróides:Diversos compostos orgânicos derivados do ciclopentanoperi-drofenantreno, de papel importante nos processos metabólicos de nutrição e reprodução. Os principais são colesterol, hormônios sexuais, ácidos biliares, saponinas e vitamina D. (Pequeno Dicionário Técnico da E.F. - Prof. Alaor Denicoli)
Ergometria: conhecido como teste de esforço(realizado em esteira ou em bike ergométrica) para medir o esforço físico e os efeitos fisiológicos do exercícios.
Esporte: Atividade competitiva, institucionalizado, realizado conforme técnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas, determinado por regras preestabelecidas que lhe dá forma, significado e identidade, podendo também, ser praticado com liberdade e finalidade lúdica estbelecida por seus praticantes, realizado em ambiente diferenciado, inclusive na natureza (jogos da natureza, radicais e outros). A atividade esportiva aplica-se ainda, na promoção da saúde e em âmbito educacional de cordo com o diagnóstico e/ou conhecimento especialiado, em complementação a interessses voluntários e/ou organização comunitária de indivíduos e grupos não especializados. É uma atividade física que envolve a competição, exemplo: futebol profissional;
Especificidade: é o princípio que recomenda o treinamento exclusivo da parte do sistema ou do corpo que esteja recebendo a sobrecarga. A adaptação fisiológica será específica para esta parte do corpo.
Estresse: Todo e qualquer estímulo que quebre a homeostase (estado de equilíbrio orgânico) Tipos: físico, bioquímico e psíquico;
Esteróides Anabolizantes: Derivados sintéticos de hormônio masculino. (Pequno Dicionário Técnico da E.F. - Prof. Alaor Denicoli)
Eutrofia: Estado nutricional adequado.
Extensão: É o movimento contrário, onde segmentos unidos entre si por uma articulação central aumentam o ângulo para 180º Cordialmente.
Exercício: uso de qualquer parte do corpo ou mente para em função da evolução e fortalecimento; é uma atividade física planejada e estruturada, com o propósito de melhorar ou manter o condicionamento físico, exemplo: caminhada- Consenso Latino Americano (2000);

F Fadiga Muscular: Declínio da tensão muscular com a estimulação repetitiva. (JONATH, V, 1973)
Flexibilidade: É a capacidade que as articulações detêm de terem uma amplitude de movimento (ADM) para as quais foram projetadas (todas as articulações têm um limite de amplitude).
Fibras: Substâncias presentes em frutas, legumes, verduras e farelos de cereais que não são digeridas pelo tubo digestivo, auxiliando na formação de fezes de consistência normal.
Fibrilação: irregularidade na força e no ritmo do coração, ou tremor das fibras musculares, causando esvaziamento ineficiente.
Fitness: visite aqui
Flexão: é o movimento de aproximação de dois segmentos corporais unidos por uma ou mais articulações centrais, de modo que o ângulo entre eles diminua pra menos de 180º. É que os leigos chamam de dobrar (o cotovelo, o joelho, a coluna, etc)
Flutuação - (princípio de Arquimedes), "quando um corpo está completo ou parcialmente imerso em um líquido, ele sofre um empuxo para cima igual ao peso do líquido deslocado". Este empu-xo atua em sentido oposto à força da gravidade;
Força: Massa x aceleração (m/seg²) - É a capacidade de superar ou suportar resistências por meio de uma ação muscular;É a capacidade de exercer tensão contra uma resistência que ocorre por meio de diferentes ações musculares. ( Valdir J. Barbanti )
Força máxima: É a maior força que o sistema neuromuscular pode realizar por contração voluntária no desenvolvimento do movimento (Weineck,1989); Força desenvolvida por uma máxima contração muscular.
Força Rápida: Capacidade de superar uma resistência externa ao movimento com elevada rapidez de contração
Força de Resistência: Capacidade de resistência à fadiga do organismo, em caso de performance de força de longa duração. (Weineck, 1998)
Força de Explosão: Compreende a capacidade que o sistema neuromuscular tem de superar resistências com a maior velocidade de contração possível(Weineck,1989).
Força relativa: É a força máxima que um atleta pode desenvolver em relação ao seu peso corporal.
Frequência cardíaca: número de vezes que o coração bate ou completa um ciclo cardíaco em um minuto. A velocidade do coração é mais baixa quando está em repouso e aumenta quando o nível de atividade se intensifica.
Frutose: Tipo de açúcar encontrado no mel e nas frutas.

G Gasto energético: Quantidade de energia despendida pelo organismo, decorrente do gasto metabólico, gasto com atividade física ou do gasto induzido pela alimentação.
Ginástica (todas): Visite
Ginástica de academia: Visite
Ginástica Laboral: A prática de exercícios físicos, realizada coletivamente, durante a jornada
de trabalho, prescrito de acordo com a função exercida pelo trabalhador, tendo como finalidade à prevenção de doenças ocupacionais, promovendo o bem- estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecer, respeitar, amar e estimular o seu próprio corpo (Lima, 2004).
Ginástica Médica: Sistema de massagem e exercícios terapêuticos organizado por Henrik Ling por volta de 1813
Ginóide (obesidade): Tipo de obesidade que ocorre predominantemente em mulheres, na qual os depósitos de gorduras são maiores na região das coxas e dos glúteos. Neste tipo de obesidade, os riscos de complicações são bem menores.
Gordura ou Lipídio: Nutriente responsável pelo fornecimento de energia e de vitaminas ao organismo. Óleos, margarinas e banha são fontes de lipídios.


H Habilidades: referem-se aos elementos que são adquiridos ou aprendidos ao longo do tempo de vida, somando-se e formando um quadro de experiências (O ato de jogar ou praticar esportes, são transmitidos aos indivíduos por meio de treinos e repetições contínuos, e são bons exemplos do que sejam as habilidades)
Hebiatria: Especialidade da medicina que cuida dos adolescentes de 10-20 anos, nasceu na Europa há mais de 100 anos.
Hérnia discal: O disco intervertebral é uma estrutura colocada entre duas vértebras, e possui uma área central gelatinosa
denominada núcleo pulposo circundada por um anel fibroso, que mantém o núcleo no seu interior. Este núcleo atua
como um amortecedor de cargas. A hérnia discal, surge quando o núcleo do disco migra do seu local no centro do
disco para a periferia, geralmente posteriormente em direção ao canal vertebral, em que pode estar localizada a
medula espinhal, ou as raízes nervosas, dependendo do segmento acometido (SANTOS, 2003; HENNEMANN e
SCHUMACHER, 1994).
Hidratação: Introdução de água no organismo.
Hiperplasia: É a proliferação excessiva de um tecido provocado pela multiplicação das suas células.
Hipertrofia Muscular: É quando o músculo aumenta de tamanho após um treinamento de musculação contra resistência. (Valdir J. Barbanti); É quando o músculo aumenta de tamanho em resposta ao treinamento de força. (Steven J. Fleck); Aumento da massa muscular tornando o músculo capaz de produzir mais força, em consequencia de atividade física.
Hipertensão arterial: popularmente conhecida como pressão alta. Em seu estado crônico provoca alterações em todas as artérias do corpo.
Hipertensão pulmonar: é uma doença cardíaca onde a hipertensão pulmonar está associada a uma elevada resistência vascular pulmonar.
Hiperfagia: É um episódio em que o indivíduo com bulimia tem ataques de excesso alimentar, incluindo na maioria das vezes doces e alimentos com alto teor calórico, tais como sorvetes ou bolos. A hiperfagia não é uma resposta de uma fome exagerada, mas de depressão, estresse e assuntos relacionados a auto-estima. Durante esse episódio o indivíduo experimenta uma perda de controle muito grande seguida de uma calma rápida. Essa calma é sempre seguida de raiva de si mesmo.


I
Idade Cronológica: A idade cronológica é classificada de acordo com a data de nascimento (Meusel/Hubert/Schilling1980), freqüentemente não coincidindo com a idade biológica, sendo esta determinada por inúmeros fatores tais como maturação biológica e fatores exógenos (Rothing 1983), genéticos, cuidados gerais com a saúde, vida não estressante, repouso/lazer-sociabilidade adequados, necessidades vitais satisfeitas, alegria de viver, acidentes de saúde em geral, convívio familiar e social, e tipo de trabalho.
Idade Psicológica: refere-se à capacidade individual de adaptação às reações e à auto-imagem dos indivíduos, ao desempenho, à soma de experiências e à maturação mental (Birren 1974, Bocher 1969).
Idade Social:A idade social é determinada pelas estruturas das respectivas sociedades (Bocher 1969).
Índice De Massa Corporal (IMC): Relação do peso (em quilogramas) sobre a altura (em metros) ao quadrado, que classifica o estado nutricional de uma população. IMC = kg/m²
Ingestão Hídrica: Quantidade de líquido ingerido num determinado período de tempo. Insuficiência cardíaca: a função do coração se torna inadequada. Sintomas: dispinéia, dispinéia noturna, tosse não produtiva, fadiga e intolerância ao exercício físico. Sinais: sinais vitais podem ser normais ou podem aparecer taquicardia, hipotensão, pulso " fino" .
Impulso: (nado sincronizado) - movimento rápido, para colocar a maior parte do corpo para fora da água; força com que se impele; impulsão.
Impulsão: bloqueio que o atleta realiza durante um salto, para transformar a impulsão horizontal da corrida em impulsão vertical;
Insolação: o sol é o grande causador. Nesse caso, torna-se impossível ocorrer em locais fechados, pois a vítima tem q. estar sob a incidência da luz solar. É muito comum haver interrupção da sudorese na insolação.
Intermação: a grande causadora do problema é a temperatrura ambiente. Pode ocorrer em locais abertos, mas é muito comum em locais fechados, onde a temperatura atinja níveis altos e o corpo passa a não trocar mais calor e somente absorver. A sudorese até pode continuar, mas não é mais suficiente p/ resfriar a pele da vítima.
Insuficiência coronariana: desequilíbrio entre a oferta e a demanda de sangue oxigenado pelo coração. O coração sofre deficiência de O² devido a redução do fluxo sanguíneo coronariano.

J Jejum: Estado de uma pessoa que não pode consumir alimento, água ou qualquer bebida por um determinado tempo
Jogo: Formas de atividade física ou mentais, com finalidade recreativa, que podem envolver apostas em dinheiro
jogos simbólicos: são aqueles em que os indivíduos representam determinadas situações e substituem um objeto na ausência de um outro, como exemplo, uma régua na mão de um aluno que termina uma prova pode ser transformar num avião
jogo educativo: possue o caráter do ensino aprendizagem, nele os participantes buscam estratégias de lidar com determinadas situações que possam ocorrer no jogo, exemplo, um pique bandeira ou rouba bandeira ou bandeirinha, os participante buscam no grupo formas diferentes de obter a vitória.
Jogos de movimento: Jogos que envolvem esforço físico. Os esportes se incluem nesta categoria.


L Lateralidade: qualidade de lateral; capacidade de compreenção de lados do corpo;
Lazer: é o estado de espírito em que o ser humano se coloca, instintivamente (não deliberadamente), dentro de seu tempo livre, em busca do lúdico (diversão, alegria, entretenimento, etc.).
Lider: Indivíduo que chefia, comanda e/ou orienta, em qualquer tipo de ação, empresa ou linha de idéias. Guia, chefe ou condutor que representa um grupo, uma corrente de opinião etc.
Liderar - Dirigir na condição de líder. Ocupar a posição de líder em qualquer competição
Liderança:significa a capacidade de influenciar pessoas para trabalharem juntas, no alcance de metas e objetivos, de forma harmônica; Função de líder. Capacidade de liderar, espírito de chefia. Forma de dominação baseada no prestígio pessoal e aceita pelos dirigidos
Limiar anaeróbio: é utilizado para identificar, em testes de esforço, os limites de intensidade onde ocorrem variações abruptas da concentração de ácido láctico sanguíneo, com importantes repercussões fisiológicas.
Luta:é um conflito violento cuja intenção é estabelecer dominância sobre o oponente.

M Macronutrientes: São nutrientes necessários ao organismo em maiores quantidades. São exemplos de macronutrientes os carboidratos, as proteínas e os lipídios. A unidade de medida é o grama.
Maturação: Avanço qualitativo na constituição biológica. Avanço dos sistemas, órgãos, células na composição química. É a seqüência no desenvolvimento das habilidades sociais , psicológicas, motoras que ocorrem sem a intervenção insurrecional.
Marcha é uma caminhada de alta velocidade, uma quase corrida em que o peso do corpo é transferido de uma para outra perna sem que ambas deixem de tocar o solo ao mesmo tempo.
Maturação: Avanço qualitativo na constituição biológica. Avanço dos sistemas, órgãos, células na composição química. É a seqüência no desenvolvimento das habilidades sociais , psicológicas, motoras que ocorrem sem a intervenção insurrecional.
Maturação Biológica: As variáveis Antropométricas, metabólicas e neuromotoras são dependentes da idade biológica que da cronológica. A idade óssea é a melhor avaliação , da maturação biológica, bem que devido a razões de segurança, custo e participasse, a maturação sexual tem sido a mais usada.
Medida: é o escore ou número que foi obtido baseado no teste.
Menarca: primeiro período menstrual. É o surgimento da menstruação na menina que atinge a puberdade. A idade exata que ela ocorre, depende das mudanças hormonais no corpo e esta associada com o aumento do peso corporal. Geralmente acontece dos 10 até os 16 anos.
Meninice: Segunda infância . É o período de desenvolvimento entre a primeira infância e a puberdade ( ou adolescência ) vai dos 4 aos 9-10 anos, onde a criança tem a formação, modificação e refinamento dos traços e atitudes.
Menstruação: Fluxo periódico de sangue que as mulheres tem, durante o período de maturidade sexual, e as mudanças com ele relacionadas e que se produzem no corpo durante esse tempo. A menstruação é uma função fisiológica normal, por isso a prática de atividade física ou de esportes durante esse período não deve ser interrompida, apenas são aconselháveis uma diminuição na intensidade e na quantidade de exercício.
Metabolismo: Conjunto de reações químicas que realiza os processos de nutrição, ou seja, a quebra de nutrientes em partes para que sejam absorvidas pelo organismo e produzam energia.
Metabolismo Basal: Quantidade mínima de energia que o corpo gasta em repouso ou em estado de jejum para manter a temperatura corpórea, a respiração, a transpiração e a circulação.
Met (equivalente metabólico):a quantidade de oxigênio necessária por minuto em condições de repouso normal, na qual é igual a 3,5ml de oxigênio consumido por quilograma de peso corporal por minuto(ml/kg-min).
Mialgia: dor muscular (polimialgia significa dor em vários músculos ou grupos musculares)
Micronutrientes: Nutrientes necessários ao organismo em pequena quantidade. São exemplos de micronutrientes as vitaminas e os sais minerais. A unidade de medida é miligrama ou micrograma.
Miocardites: podem ser viral (doença de chagas); parasitária (Trichiurus); protozoárias, bacterianas (difteria); alérgica (reação a droga).
Movimento: como o deslocamento do corpo ou parte do corpo no espaço; São ações, dentro de uma unicade fechada de atividade, que realizarão um objetivo consciente escolhido, em função de uma decisão voluntária (Kurt Meinel,Motricidade I); É o ato de mover-se ou ser movido.
Motivação: (motivo + ação) é o motivo que alguém tem para fazer alguma coisa" (FLEURY, 1998, p. 77); Ato ou efeito de motivar (FERREIRA, 1995, p. 444).
Motivar: Proporcionar ao aluno um feedback da melhora do seu desempenho no teste; está relacionado com fatores bioquímicos, como o aumento ou redução das descargas elétricas, evidenciando um maior ou menor grau de força. Exemplo: em um teste de 1-RM, o aluno obteve um peso “x”. Em um segundo teste, o mesmo obteve um valor “x + y”. (conceito Prof. Jeferson Vianna); Dar motivo a; causar, produzir. Dar motivo; levar, induzir, incitar, mover. Despertar o interesse ou o entusiasmo; estimular (FERREIRA, 1995, p. 444).
Musculação: Exercício dos Músculos; conjunto de exercícios realizados com auxílio de equipamentos destinado a aumentar a força muscular e calibre das fibras musculares; meios de preparação física utilizados para o desenvolvimento das qualidades físicas relacionadas com as estruturas musculares
Musculatura: o conjunto dos músculos do corpo; vigor ou força muscular.
Músculo: Órgão carnudo formado pela reunião de muitas fibras, que serve para operar os movimentos voluntários e involuntários dos corpos animais.
Músculo Agonista: músculo principal na execução de um movimento.
Músculo Antagonista: músculo que se opõe ao trabalho de um músculo agonista, para reduzir o potencial de ação.
Músculo Sinergista: músculo que atua no sentido de eliminar alguma ação indesejada do agonista.

N Nível de maturidade: maturação física ou biológica é um avanço qualitativo na constituição da célula ou do organismo. (TEEPLE, 1978)
Nutrientes: Substâncias essenciais presentes nos alimentos que são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. São exemplos de nutrientes os carboidratos, os lipídios, as proteínas, as vitaminas e os sais minerais.
Nutrição: Ciência que estuda os alimentos e suas relações com o organismo.
Nutrição: é normalmente definida como a soma total de processos envolvendo a ingestão , digestão, absorção e metabolismo de alimentos, do ponto de vista fisiológico e bioquímico, mas, o American Heart Association entende que a nutrição também pode ser interpretada por fatores psicológicos, sociológicos e econômicos.

O Obstipação: Dificuldade no esvaziamento do intestino. Popularmente conhecida como prisão de ventre ou "intestino preso". As matérias fecais tornam-se duras e compactas, o que ocasiona uma evacuação dolorosa. Entre as causas da prisão de ventre estão as alimentações inadequadas, irregularidades de evacuação, falta de exercício físico ou o abuso no uso de laxativos em longo prazo. A obstipação é raramente grave, a não ser que resulte de uma doença orgânica.
Osteopenia: estágio que precede a osteoporose. Redução da massa óssea.
Osteoporose: perda progressiva de densidade óssea decorrente do aumento da porosidade dos mesmos, que sobrevem com o envelhecimento. É mais comum em mulheres brancas com mais de cinquenta anos e vida sedentária, como consequência das transformações hormonais que ocorrem após a menopausa. Os ossos tornam-se menos resistentes e, portanto, sofrem fraturas em consequência de traumas que, normalmente, não produziriam lesões graves. Ao longo do tempo, microfraturas nas vértebras levam a uma deformação da coluna, que resulta em postura encurvada e na diminuição da estatura observada comumente em pessoas afetadas pela doença. Os Ossos da bacia e do antebraço ficam especialmente vulneráveis a fraturas. Para prevenir a doença, controla-se a perda óssea com ingestão adequada de cálcio ou mesmo a suplementação do mineral, se necessário. Nas mulheres maduras, a terapia de reposição de estrogênio pode reduzir o ritmo da perda óssea.


P Paraplegia - Paralisia dos membros inferiores e parte inferior do corpo: afeta o movimento e sensação. (NETTO E GONZALES, 1996).
Pediatria: Especialidade da medicina que cuida de Crianças e adolescentes.
Pericardite: Inflamação do pericárdio (invólucro fibroso que reveste o coração).
Polissacarídios: Três ou mais moléculas de açúcares simples formam um polissacarídio. Na verdade até 300 a 500 moléculas de monossacarídios podem estar unidas para formar um polissacarídio. Podem ser classificados em vegetais e animais. Vegetais são amigo e celulose . Animais é o glicogênio.
Percepção motora e sinestésica - habilidade de perceber a posição, esforço em movimento das partes do corpo interno, durante uma ação muscular. É tida como tendo o sexto sentido, as fontes da propriocepção ou percepção sinestésica são presumivelmente alocadas nas articulações, músculos e tendões (JOHNSON E NELSON, 1979)
Porção: Quantidade limitada de alguma coisa. Ex: porção de um alimento em gramas (carne - 100 g, arroz - 150 g). É variável conforme o tipo de alimento e a forma como que ele se apresenta (cru, cozido, assado ou frito).
Potência: (força explosiva) força dinâmica com a maior velocidade possível.
Pressão hidrostática - (Lei de Pascal), "afirma que a pressão do líquido é exercida igualmente sobre todas as áreas da superfície de um corpo imerso em repouso, a uma determinada profun-didade".;
Pregas Cutâneas: Medidas feitas em algumas partes do corpo (barriga, costas, braço) verificadas com o auxílio de um aparelho tipo "pinça", chamado adipômetro, que quantifica a gordura corporal.
Pressão arterial: é a elevação crônica da pressão sistólica e/ou diastólica. (LUNA, 1989);é uma medida como a de altura e peso no entanto, quanto mais alta a pressão sangüínea, pior o prognóstico em termos de morbidade e mortalidade advinhas de sua complicações (KHOCHAR & WOODS, 1990).
Pressão sanguínea: força que o sangue exerce contra as paredes dos vasos sanguíneos. Dois números são obtidos, a pressão sistólica e a pressão diastólica, expressos normalmente como uma fração.
Pronto Atendimento - refere-se ao atendimento imediato, muitas vezes prestado no local do evento
Psicomotricidade: a integração do indivíduo, utilizando, para isso, o movimento e levando em consideração os aspectos relacionais ou afetivos, cognitivos e motrizes. É a educação pelo movimento consciente, visando melhorar a eficiência e diminuir o gasto energético. (Sidirley de Jesus Barreto, 2000)

Q Quilocaloria (Kcal): Energia necessária para elevar em um grau centígrado a temperatura de um quilograma de água.

R Recreação: o fato ou o momento, ou a circunstância que o indivíduo escolhe espontaneamente e deliberadamente, através do qual ele satisfaz (sacia) seus anseios, vontades ou seu lazer.
Refeição: Conjunto de alimentos que é consumido em determinadas horas do dia.
RML ( Resistência Muscular Localizada): É a capacidade do músculo de exercer tensão durante período de tempo, que pode ser constante ou variável, tentando manter o movimento por tempo prolongado ou fazendo muitas repetições ( Susan J. Male ).
Regurgitação: Vômito sem esforço que se verifica nos lactentes (crianças que mamam) ou em certas doenças do esôfago e do estômago.
Resistência: É a capacidade de resistir contra o cansaço físico e mental ao efetuar um esforço durante um tempo prolongado, mantendo os parâmetros dados de movimento; capacidade de recuperação rápida após um esforço. (Weineck, 1989; Grosser, 1988)
Resistência de força: Capacidade de se opor à fadiga no emprego repetido da força, isto é, realizar um esforço relativamente prolongado com emprego de força.
Reumatismo - Designação imprecisa comum a várias doenças que se caracterizam por inflamação, degeneração ou distúrbios metabólicos de tecido conjuntivo, principalmente articulações, músculos, bolsas sinoviais, e tendões. Clinicamente observam-se dor e diminuição de movimentos, ems grau maior ou menor, das partes comprometidas.
Reversibilidade: é o princípio que constata a reversão gradual do corpo ao estágio de pré-treinamento, quando há interrupção dos exercícios.
Ritmo: falta de interação ou não relativa ao conjunto de equipe; correlação harmoniosa entre as partes de uma composição literária ou artística; cadência; movimento regular e medido.

S Saúde: é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença (OMS); Saúde se identifica como uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltado a um estado de completo bem-estar físico, mental e social. David C. Nieman - Exercício e Saúde, 1999.
Seção: * ato ou efeito de secionar ou seccionar; * parte do todo, segmento; * divisão ou subdivisão de obra, estudo, tratado; * numa publicação, local reservado a determinada matéria ou assunto. Seção de esportes; seção literária...
Sessão: * espaço de tempo que dura uma reunião ou que se realiza um trabalho, ou parte dele; * espaço de tempo durante o qual funciona um congresso. Sessão de exercícios; sessão de teatro; sessão de cinema; sessão de acupuntura.
Sístole: contração ativa do músculo cardíaco. A contração ventricular empurra o sangue para as artérias.
Sobrecarga: é a aplicação de estresse ou demanda maior do que a normal sobre o sistema fisiológico, ou sobre algum órgão, que resulta em aumento da força ou da função dos mesmos.
Sobrecarga progressiva: é o aumento gradual e sistemático de tensão ou força aplicada sobre o sistema fisiológico, ou sobre um órgão a fim de evitar riscos de lesão ou de fadiga crônica.
Sopro: som anormal dos batimentos cardíacos provocado pelo mau funcionamento de alguma válvula.
Suplementação: é o termo utilizado para a ingesta de ergogênicos, ou seja, de produtos alimentares industrializados além da alimentação natural com o objetivo de satisfazer o organismo diante do desgaste imposto pelo treinamento e possível supercompensação pós- esforço.


T Taquicardia: frequência cardíaca anormalmente rápida ou acelerada.
Tática: é o "como" utilizar a técnica em favor da equipe. Ex. atrair a marcação para um lado do campo para realizar o passe do outro deixando o colega livre. A qualidade do passe diz respeito a técnica, mas a qualidade da decisão do passa diz respeito a tática.
Treinamento é o conjunto de procedimentos tendentes a conduzir um ser humano ao máximo de suas possibilidades físicas. BAYER (Alemanha); Constitui uma fase do processo de elaboração do planejamento anual e procura responder à necessidade de unir todas as variáveis, que constituem o programa da preparação dos atletas. ANDRI VER, LECLERQ e CHIGNON; O Treinamento é o conjunto de atividades às quais se entrega um indivíduo a fim de desenvolver progressivamente suas qualidades, tanto mentais como físicas, aplicando-se articularmente aquelas que o
caracterizam GIRALDES (Argentina); Treinamento Desportivo como meio de capacitação individual e social do esportista, através da otimação dos processos formativos-educacionais.
Técnica: A técnica diz respeito aos fundamentos do esporte (drible, domínio, passe, arremesso etc.)
Tromboflebite: formação de trombo; a trombose dentro de uma veia leva, inevitavelmente, as alterações inflamatórias dentro da parede da veia.
Trote: a corrida onde a frequência cardíaca mantem-se estável e por este motivo permite longas durações. Uma corrida leve, num ritmo agradável, onde seria possível conversar por exemplo, durante a prática.
Telómeros: Pequenas estruturas situadas nas extremidades dos cromossomos.
Telomerase: enzima responsável pela manutenção do comprimento do DNA formado após cada divisão celular.
Termogênese: Energia necessária para se digerir, absorver e metabolizar nutrientes, provenientes do próprio alimento
Teste: é um instrumento ou ferramenta de medida que é utilizado para obter informações sobre um dado específico ou característica sobre um grupo ou indivíduo.

U Urgência - Situação onde há há risco à vida imediatamente

V Valência Física: São qualidades físicas especiais para determinados esportes.
Valvulopatias: Patologia de válvulas - ex: Estenose aórtica grave.
Velocidade: É a capacidade sobre a base da modalidade dos processos do sistema neuromuscular e da faculdade inerente à musculatura de desenvolvimento da força de executar ações motoras em um mínimo de tempo, colocado sob condições mínimas (Weineck, 1989); Possibilidade do atleta executar ações motoras no menor tempo possível, em determinado percurso (Zacarov)
Velocidade de Deslocamento: tipo de velocidade que depende de fatores intimamente relacionados com o sistema nervoso e a amplitude de movimentos.
Velocidade de Reação: capacidade de iniciar um movimento no menor tempo possível a partir de um estímulo externo (audiovisual ou tátil)
Vitaminas: São substâncias que formam um grupos de quatorze compostos orgânicos essências ao ser humano, as quais, introduzidas no organismo em pequenas quantidades, participam da regulação do metabolismo e facilitam o processo de transferência energética e a síntese dos tecidos orgânicos; desempenham importante papel na manutenção da saúde, no crescimento, na defesa contra as infecções , na nutrição, favorecendo a assimilação dos alimentos. A falta delas na alimentação do homem determina estados mórbidos definidos: xerofitalmia, beribéri, anemia, escorbuto, raquitismo etc.
Viscosidade - é o tipo de atrito (fricção) que ocorre entre as moléculas de um líquido que oferece resistência ao movimento da água em qualquer direção, provocando uma turbulência maior ou menor de acordo com a velocidade que executamos o movi-mento, quanto mais rápido o movimento, maior será o arrasto.
Volume Sistólico: quantidade de sangue bombeada por um ventrículo em batida cardíaca.
VO2 máx : Potência aeróbica - É a maior taxa de consumo de O² que é possível de ser atingido durante o exercício máximo ou exaustivo (fonte: Jack Wilmore - 2001)